EFICÁCIA VISUAL

A avaliação da Eficácia Visual pode ser realizada tanto em adultos quanto em crianças e são realizados diferentes testes, adaptados conforme a idade do paciente.
A refração (graduação) é feita de um ponto de vista holístico, tendo em conta as dificuldades funcionais; que poderão induzir problemas de aprendizagem, fadiga ocular, estrabismo, etc.. Por este motivo a graduação pode ser diferente da prescrita por outros profissionais, pois nesta avaliação, a preocupação não é prescrever o resultado numérico do grau, mas sim, a lente que oferecer o melhor potencial visual com o menor esforço.
Lentes especiais podem ser prescritas, tanto para adultos, quanto para crianças, assim como: bifocais, progressivos, prismas, ou lentes de rendimento para atividades perto, conforme a necessidade de cada um, para suportar a demanda das atividades diárias.
A Eficácia Visual depende fundamentalmente de três parâmetros:
• Acomodação (foco).
• Oculomotricidade (movimento dos olhos).
• Binocularidade (coordenação entre os olhos).

A acomodação é o aumento da potência refrativa do cristalino (lente interna do olho responsável pelo foco), que permite aos olhos focar objetos em diferentes distância, a partir da visão de perto (30 - 40 Cm), até seis metros de distância, já que depois de seis metros o cristalino deve estar em estado relaxado e preparado para focar objetos em visão de longe.

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PROBLEMAS ACOMODATIVOS

Com respeito ao poder de foco do olho, podemos encontrar várias deficiências visuais, às quais chamamos de problemas acomodativos, que podem acarretar em dificuldades nas tarefas de perto, ao focar de perto para longe e, inclusive desfocar a visão de longe. Estas disfunções podem se apresentar de varias formas, as mais habituais serão descritas a seguir:    
1. Insuficiência de acomodação: Neste caso o sistema visual não consegue focar em visão de perto, ou se consegue, não pode mantê-lo por muito tempo. Esta condição pode provocar visão borrada, dificuldades de leitura e dores de cabeça em indivíduos da qualquer idade. As crianças são muito afetadas na aprendizagem e concentração.  
2. Excesso de acomodação: Nesta condição acontece ao contrario, o sistema visual consegue focar em visão de perto, porém não relaxa o suficiente para focar longe. Pessoas com esse problema podem ter visão borrada para longe após atividades de perto, inclusive, o uso excessivo da visão de perto, assim como em computadores e celulares, pode provocar o aumento da miopia ou até mesmo induzir uma miopia inexistente (pseudomiopia).
3. Inflexibilidade de acomodação: A inflexibilidade acomodativa é caracterizada pela dificuldade de foco, tanto em visão de perto, quanto em relaxar para a visão de longe. Por isso, as pessoas que padecem deste problema, nunca estão com o sistema visual relaxado, podendo apresentar, dores de cabeça, visão borrada e astenopia (conjunto de sintomas relacionado com esforço visual). As crianças com essa disfunção têm problemas na leitura, para copiar da lousa, etc.

Tratamento 
• Óculos e lentes de contato, quando há erro refrativo.
• Lentes de rendimento para visão de perto.
• Terapia Visual, para tratar o problema acomodativo e fortalecer o sistema visual.

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PROBLEMAS OCULOMOTORES

Os problemas oculomotores são bastante comuns em crianças com problemas de aprendizagem. Esse tipo de disfunção afeta o controle dos movimentos oculares, ou seja, os olhos não trabalham junto como deveriam como uma equipe, não consegue focar e movimentar-se de forma precisa e eficaz. Em muitos casos também tem interferência cognitiva, ou seja, quando é necessário focar, movimentar os olhos e pensar ao mesmo tempo, não consegue realiza-os, ou só é possível mediante um comprometimento neurológico excessivo. Isso resulta em dificuldade de compreensão de um texto, onde é preciso ler e ter uma resposta cognitiva ao mesmo tempo. Além da dificuldade na leitura, também não consegue seguir objetos em movimento.

Em muitos casos afetam o rendimento em determinados esportes, principalmente quando são necessários cálculos rápidos de velocidade e distância, em uma bola em movimento por exemplo. Em muitos casos de lesões pós - traumáticas, a integridade dos músculos extraoculares e o controle dos movimentos dos olhos são afetados, acarretando nos problemas oculomotores.

Esse tipo de disfunçãonão é possível de ser detectada em um simples exame de rotina (exame de vista). Somente uma avaliação muito detalhada,realizada por um Optometrista Comportamental, onde são observados, não somente a integridade dos músculos oculares, mas também a ação e a qualidade dos movimentos dos olhos, assim como: os seguimentos (habilidade dos olhos em seguir um objeto em movimento de forma suave e precisa) e os movimentos sacádicos(capacidade dos olhos em mudar de um ponto para outro de forma rápida e precisa). A disfunção pode estar tandona fixação, nos sacádicos, ou em ambos. Essas habilidades são fundamentais para a leitura e a aprendizagem. Por isso elas devem ser examinadas de forma independente.

Sintomas
• Acompanha a leitura com o dedo, lápis, régua, etc.
• Confunde letras ou palavras.
• Inverte letras ou palavras.
• Salta, omite, ou precisa reler palavras.
• Vocaliza em voz baixa quando lê.
• É lento na leitura.
• Tem baixa compreensão do texto.
• Responde melhor oralmente do que escrito.

Tratamento
Terapia Visual e Fototerapia Syntonic.

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PROBLEMAS BINOCULARES NÃO ESTRÁBICOS

Os problemas binoculares não estrábicos são muito comuns na população hoje em dia e cada vez mais se tornam mais frequentes do que se imagina. Isso geralmente acontece devido às h

oras excessivas que ficamos em visão de perto; principalmente nos celulares, tablets e computadores.

Para podermos ler de forma eficaz e constante temos que movimentar os dois olhos em direção ao nariz (convergência) e enfocar os dois olhos ao mesmo tempo e no mesmo ponto. Estas não são habilidades inatas, se aprendem e se desenvolvem nos primeiros anos de vida. O desenvolvimento da visão e as habilidades motoras estão inter-relacionados através dos movimentos do bebê, assim como: pegar coisas e leva-las a boca, levantar a cabeça quando está deitado de barriga para baixo, rastejar e engatinhar. Nestas etapas é que o bebê aprende a desenvolver suas capacidades visuais, mas se a criança não realiza estes movimentos de forma adequada, devido a problemas motrizes, pula, ou não completa corretamente alguma dessas fases, é muito provável que ela desenvolva algum problema binocular; que lhe acompanhará pelo resto da vida.A presença de reflexos primitivos não inibidos corretamente também pode acarretar em problemas binoculares.

Existem vários tipos de problemas binoculares não estrábicos, porém o mais habitual é a INSUFICIÊNCIA DE CONVERGÊNCIA. Este pode ser o responsável por grande parte dos sintomas que muitos sentem no dia-a-dia.

Sintomas
• Dor de cabeça (cefaléia)
• Problemas de concentração
• Visão dupla (diplopia)
• Evitar trabalhos de perto
• Enjoos
• Incômodo nos olhos

Tratamento 
• Prescrição de lentes especiais e prismas para melhorar a eficácia do sistema binocular e acomodativo.
• Fototerapia Syntonic
• A Terapia visual é o tratamento mais eficaz para estes problemas.