A avaliação da Eficácia Visual pode ser realizada tanto em adultos quanto em crianças e são realizados diferentes testes, adaptados conforme a idade do paciente.
A refração (graduação) é feita de um ponto de vista holístico, tendo em conta as dificuldades funcionais; que poderão induzir problemas de aprendizagem, fadiga ocular, estrabismo, etc.. Por este motivo a graduação pode ser diferente da prescrita por outros profissionais, pois nesta avaliação, a preocupação não é prescrever o resultado numérico do grau, mas sim, a lente que oferecer o melhor potencial visual com o menor esforço.
Lentes especiais podem ser prescritas, tanto para adultos, quanto para crianças, assim como: bifocais, progressivos, prismas, ou lentes de rendimento para atividades perto, conforme a necessidade de cada um, para suportar a demanda das atividades diárias.
A Eficácia Visual depende fundamentalmente de três parâmetros:
• Acomodação (foco).
• Oculomotricidade (movimento dos olhos).
• Binocularidade (coordenação entre os olhos).
A acomodação é o aumento da potência refrativa do cristalino (lente interna do olho responsável pelo foco), que permite aos olhos focar objetos em diferentes distância, a partir da visão de perto (30 - 40 Cm), até seis metros de distância, já que depois de seis metros o cristalino deve estar em estado relaxado e preparado para focar objetos em visão de longe.