As lentes de contato permitem que o paciente possa corrigir seu erro refrativo (miopia, hipermetropia e/ou astigmatismo) sem a necessidade de usar óculos.O seu uso oferece inumeráveis vantagens como: praticar esportes sem riscos, aumento da visão periférica e uma visão mais aproximada a qual teria o paciente caso não precisasse de correção óptica.
O optometrista comportamental utiliza-se a adaptação de lentes de contato comoferramenta de trabalho indispensável para tratar determinados tipos de problemas e, dependendo do caso, o uso de lentes de contato é a melhor opção de tratamento; Podemos citar exemplos como: ambliopia, estrabismo, anisometropia (diferença acentuada de grau de um olho para o outro), altas miopias, etc.
Graças ao grande avanço da tecnologia, hoje existem vários tipos e materiais de lentes, eque podem ser adaptar em qualquer idade. No entanto, para isso, é necessário que o optometrista realize vários tipos de exames antes de definir a lente ideal para cada paciente. É necessário avaliar a quantidade de produção de lágrima, a qualidade da lágrima, a curvatura e anatomia da córnea e outros. Somente após todas as avaliações é que vai ser definido o tipo de lentes e o tempo de uso das mesmas.
Todas as adaptações de lentes de contato, independentemente da idade, devem ser realizadas por um profissional. O paciente deve seguir os conselhos e fazer os exames recomendados, isso fará diminuir drásticamente os riscos derivados do uso das lentes de contato.