PROBLEMAS DE DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM 

Mobirise

DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES VISUAIS

“Levar coisas a boca, rastejar e engatinhar, é fundamental para o desenvolvimento visual do bebê”

A visão é a habilidade para perceber, identificar, interpretar e compreender o que vemos, não é uma capacidade inata, mas que se desenvolve e se aprende desde a infância até dose anos de idade. O desenvolvimento da visão e das habilidades motoras está inter-relacionado. Através dos movimentos inatos do bebê, assim como: pegar coisas e leva-las a boca, levantar a cabeça quando está deitado de barriga para baixo, rastejar e engatinhar. Nestas etapas é o bebê aprende a desenvolver suas capacidades visuais, mas se a criança não realiza estes movimentos de forma adequada, devido a problemas motrizes, pula, ou não completa adequadamente alguma dessas fases, é muito provável que ele desenvolva algum problema de visão.

As crianças que não aprendem a pegar as coisas e leva-las a boca, não terão a oportunidade de praticar a coordenação olho - mão e não exercitarão a visão binocular (binocularidade) e a fusão (capacidade do cérebro de unir as duas imagens advindas de cada olho). As crianças que não aprendem engatinhar, não praticam a habilidades de focar objetos em diferentes distâncias, perto e longe, podendo desenvolver problemas com a acomodação (capacidade de foco do olho).

A visão binocular e a acomodação são habilidades que deveriam estar estabelecidas nos primeiros anos de vida, enquanto que o movimento adequado dos olhos e a dominância ocular requerem que os dois hemisférios do cérebro possam colaborar adequadamente. A cooperação entre os hemisférios inicia com a integração, ou inibição do reflexo primitivo: Reflexo Tônico Cervical Assimétrico (RTCA) e isso acontece quando a criança rasteja e engatinha. A colaboração adequada entre os hemisférios não se consegue até que se produza a mielinização adequada do corpo caloso, o que só ocorre muito mais tarde. Portanto, a habilidade para conseguir mirar objetos em movimento sem que os olhos parem, ou façam saltos irregulares na linha media do corpo, não se desenvolve até a idade dos sete ou oito anos, momento em que a criança está preparada para a alfabetização e, a dominância total do olho, não é conseguida até a idade dos onze anos.

Assim, as chamadas habilidades visuais como: a visão binocular, a acomodação e os movimentos oculares, são importantíssimos para a alfabetização e mais adiante, para desenvolver melhores habilidades na leitura. Portanto, forçar a alfabetização da criança, antes dos sete anos de idade, é submetê-la a algo que ela ainda não está cognitivamente preparada.

Mobirise

PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM

O rendimento escolar de seu filho pode estar sendo prejudicado pelo sistema visual?

Visão e aprendizado
Estudos científicos demonstram que a aprendizagem está diretamente relacionada com as habilidades visuais. Aproximadamente 80% de toda a informação que chega ao nosso cérebro vêm através da visão. Por isso, a visão é o sentido mais importante para a aprendizagem. No entanto, se as vias visuais não estão funcionando adequadamente podem afetar diretamente no rendimento escolar.

A visão é um processo complexo, que não depende apenas se enxergar bem ou ter uma boa acuidade visual (vista). Enxergar nitidamente (100%), ter boa vista é apenas uma das habilidades do sistema visual. Quer dizer apenas que uma pessoa enxerga nitidamente uma imagem em uma determinada distância, seja ela longe ou perto. Porém, uma boa visão depende de como essa imagem é interpretada pelo cérebro, e para isso, é necessário que outras habilidades visuais estejam funcionado em um equilíbrio adequado. O cérebro precisa identificar interpretar e compreender a informação visual (imagem).

Para o aprendizado é importante que a pessoa veja nitidamente, porém é imprescindível que tenha uma serie de outras aptidões visuais fundamentais para a leitura e o aprendizado em geral. Pesquisas demonstram que a maioria das crianças com problemas de leitura têm os olhos saudáveis e possuem uma acuidade visual de 100%. No entanto, o problema encontra-se no baixo desenvolvimento das outras capacidades visuais importantes que “não são avaliadas nos exames de rotina habituais (exame de vista)”. É necessário fazer uma avaliação bem mais detalhada, de todo o sistema visual, para diagnosticar e tratar as habilidades visuais que estão atuando de forma ineficiente e interferindo de forma negativa no rendimento escolar.

O profissional indicado para esse tipo de diagnóstico e tratamento é o Optometrista Comportamental.